18 dezembro 2010

E a educação....ou a falta dela.

Bom... é realmente complicado saber até onde podemos compreender a falta de educação e a falta de delicadeza. Um fato extremamente desagradável aconteceu hoje a tarde e me coloca sempre a pensar sobre como as pessoas não tem o mínimo trato para tratar com os outros seres humanos, que no fundo são todos iguais.
Após o trabalho passei em um pequeno mercado que temos aqui no bairro. Estava pensando em preparar um delicioso jantarzinho neste sábado com clima gostoso e tranquilo.
Então, continuando, ao chegar ao mercadinho percebi que estava já um pouco lotado. E da porta vislumbrei a Vera. Sempre fora uma mulher bonita. Aliás muito bonita. Ela tinha aquela altivez, aquela beleza cativante, alem de ser muito simpática e educada. Conheço-a, mais ou menos, uns 20 anos. Nunca tivemos grande intimidade, pois somente a mãe dela morava aqui, mas costumamos trocar algumas conversas. cerca de três anos ela se mudou para morar com a mãe. Sabemos alguns boatos, é claro. Que ela fora abandonada pelo marido, com um forte golpe financeiro e que agora estava trabalhando e ganhando muito pouco. Antes ela andava em carros novos, bem vestida, maquilada. Onde passava deixava o rastro do perfume. Porem com todo o sofrimento que passou, ela se havia adquirido muitos quilos a mais, não se veste tao bem, tem olhos tristes.
Quanto entrei percebi, ao canto um casal que conhecia bem. Os cumprimentei, falei com alguns outros conhecidos. E, ali, na espera da fila do açougue, entao aconteceu a cena desagradável. Uma das mulheres, com aquele desdém, a olha bem nos olhos e diz: Poxa, Vera, como você esta gorda e velha, hem..O que você fez.
Pense no constrangimento geral. As pessoas não sabiam o que comentar ou onde enfiar a cabeça. O marido da Dona Linguaruda, correu no socorro.
Mas não precisava dizer nada.
Porque Vera também não disse nada. Se limitou a balançar a cabeça em concordancia e dar um sorriso amarelo. Quando olhou em minha direçao senti a dor e a vergonha estampada nos olhos opacos.

0 comentários:

Enviar um comentário