18 junho 2010

Resignação

Era final de tarde de um sábado alegre e ensolarado. Entrou na sala. Ele estava assistindo ao final do campeonato de futebol, com uma cerveja ao lado. Levantou os olhos pra ela e sorriu. Ela se sentou ao seu lado, no novo sofá preto, recém adquirido na loja do genro. Ele a abraçou e puxou para si. Era sempre assim. Sempre estiveram juntos e unidos.
Estava ali para explicar-lhe que não poderia mais aguentar a situação que estava vivendo. Sabia, há alguns meses, de todos os comentários que circulavam pelo bairro, onde moravam há mais de 25 anos.
Mas, agora ali, abraçada a ele, começou a se lembrar de toda uma vida juntos. Lembrava-se de toda a juventude, o amor, a saúde e o respeito dedicados a ele. Se lembrou do primeiro beijo roubado na volta da escola, das mãos entrelaçadas, das promessas feitas. Lembrou-se também quando o namoro foi ficando mais ousado, dos beijos quentes e cheios de desejo, em toda a volúpia da juventude. Se lembrou com tanto carinho quando ele, um belo rapaz, se dirigiu ao seu pai e solenemente pediu a sua mão em casamento.
E o dia do casamento, então? A realização de um sonho. Ela, com o vestido branco, percorrendo ao lado do pai os poucos metros que a separavam da alegria completa. Se lembrava da mãe chorando, emocionada, as amigas com um quê de inveja no olhar. E logo ali, parado a sua frente, ele. O seu Principe Encantado, lindo, garboso, perfeito.
A noite de núpcias foi uma surpresa. O pouco que havia aprendido em revistas e conversas com as amigas foi tentado colocar em pratica, mas sem muito resultado. Mas o carinho e a paixao superaram a inexperiência. E mesmo hoje, depois de tantos anos, sentia um certo comichão quando ele a tomava nos braços e faziam amor.
Se mudaram para uma casinha pequena, no final da vila, onde nasceram e cresceram os cinco filhos. Dois deles ainda permaneciam em casa, e como eram bons os filhos. Todos honestos e sem vícios, pois não tiveram mal exemplo dentro do lar.
Olhou em volta. A casa agora era confortável, grande, arejada. O carro na garagem, os moveis. Sim, haviam superado as dificuldades, criado os filhos, começavam a envelhecerem juntos. Agora ela já podia frequentar o salão da manicure pelo menos duas vezes ao mês. E foi justamente lá, alguns minutos antes que ouvira tudo.
As 'amigas', com uma certa maldade na voz, haviam relatado todo o caso a ela. O marido, em todas as manhãs e tardes carregava a moça ao trabalho e de volta pra casa. Foram vistos algumas vezes também no supermercado, acougue, e até na loja nova de sapatos. E também ficou sabendo, quando ela foi em um pequena viagem até a capital, ele havia ousado leva-la a frequentar o barzinho badalado na praça. Elas não a pouparam nem dos detalhes sordidos, como os beijos e caricias que foram visto trocando. Mas, para parecer que estavam ao seu lado, elas acrescentaram que isto deve ser só um casinho, que ela é jovem, bonita, porem vulgar, mas que ela deviria fazer alguma coisas, se fosse comigo botava ela e ele pra correrem, etc.
Sentiu uma dor forte no peito. A humilhação a cegava. A boca estava seca, o coração disparado. E agora, fazer o que?
Se levantou e dirigiu-se pra casa, caminhando lentamente.
E agora, estava ali, sentada ao seu lado, sentindo seu abraço, o calor que emanava do seu corpo.
As palavras não queriam sair de sua boca. As lágrimas , enxugadas rapidamente, teimavam em cair dos seus olhos,
Resolveu não falar nada e aceitar a muda condição de dividi-lo, porém nao perdê-lo completamente.
Se achegou mais a ele. E quieta ficou.

2 comentários:

Viva (: disse...

*-----------------*

Calabria disse...

É Minha Anjo Nao se faz Homens como antigamente né,romanticos,que levam flores para esposas e sim levam problemas para elas.E Lembre-se a voz do povo nao é a voz de Deus como dizem senao ,nao comentariam tais absurdos para a esposa ,simply deixariam que ela descobrisse por si só .Triste mas ainda acontece muito disto na Linda palavra chamada FAMÍLIA que dia após dia está mais rara,uma pena.Bjs

Enviar um comentário