17 junho 2010

Vizinhas

O menino já tem quase 4 anos de idade. A irmã tem 16 e o outro irmão tem 13. Talvez por isso seja tao mimado. As palavras ainda sao pronunciadas com aquela conversa típica de bebês que estão aprendendo a falar. Mamãe, eu quelo um puiuto...E a mãe acha graça em tudo.
Moram em uma casinha, no fundo da casa dos pais, pois a mãe do menino, quando a filha mais velha tinha 12 anos de idade não aguentou a monotonia do casamento e, com um rapaz de 18 anos resolveu matar o tédio. Claro que o marido descobriu, e agora ela vivia com os filhos e o tal do amante, por piedade dos pais nesta casinha. Era humilhada e cobrada o tempo todo pela mae, que, se designava...dos tempos antigos.
Moram na periferia, e ontem foram até o centro da cidade fazerem algumas compras. Ninguém quer cuidar do menino. O menino chorou, brigou, pediu. A mãe fala.. Fie, fica queto minino. A mãe num tem dinheiro. Ele se senta no chão, dá birras. grita. O nariz escorrendo, a boca arreganhada. Lágrimas? nenhuma. Quando volta pra casa, a mãe esta com as mãos e sacolas arrebatadas das sobras da birra do menino. Um cachorro-quente dado apenas uma mordida, um saco de balas, um violinha pra tocar pro vovô, um balão colorido que em poucos minutos vai ser furado.
Vai pensando no que dizer pros outros irmãos, já que o pouco dinheiro que levou teve que fazer as vontades do menino. Ah, mais tadim, ele é tao pequininim. Os irmãos vão se contentar com as sobras. Fazer o que?
O menino ganhou um franguinho, que cresceu cheio de vontades e sem nenhum limite como ele mesmo. Só que na casa vizinha tem uma cadela que nao deixa nada que caia vivo, sair do quintal. E nesta manha fria, quando o menino vou dar papá pra gainha, ela bateu assas, e com toda a gordura, conseguiu um bater de asas meio torto, alcançando rapidamente o muro.
O menino gritando, a galinha cacarejando, a cadela latindo.
Logo a mãe vem correndo. Mas não consegue salvar a gainha do menino.
As penas logo dão a prova do fato.
A mãe chama a vizinha. O menino chora sem parar. Eu quelo a Malia...
A vizinha tenta argumentar com a mãe, porque deixaram a galinha subir no muro, que deveriam ter cuidado melhor. A mãe não quer saber. Não vão poder deixar o menino chorando deste jeito. A conversa começa a virar discussão. Os vizinhos vão se aproximando. Em poucos minutos os gritos, tapas e puxões de cabelo tomam conta da cena. Ninguém quer entrar na briga.
Finalmente o pai da mãe aparece e termina com a baixaria. A mãe perdeu o pivô, a vizinha ficou com dores na cabeça por uma semana, e o menino levou uns dois sopapos no meio da briga.

1 comentários:

Calabria disse...

este conto podia ter chamado " menino mimado demais dá nisso" ou a " galinha azarenta"rsr

Enviar um comentário